quarta-feira, 22 de abril de 2015

Recomeço acelerado

Depois de vários meses desanimado voltei a trabalhar, e muito,  no Sztrandek, como podem observar nas fotos abaixo, como estava empoeirado.

 Acumulou muita poeria, devido ao tempo parado.

Mas já consegui fibrar e aparelhar todo o casco, que já tem áreas bem lixadas, quase já no ponto de aplicar o primer.
Testei vários métodos para aparelhar com massa de epoxi/aerosil, o que mais gostei foi com espátula dentada, depois recobrindo os sulcos com espátula lisa. Conseguindo uma aplicação bem uniforme.

Espátula dentada(dentes do tamanho de serrote)

Aplicação da massa com espátula dentada.

Primeiro alisamento com espátula lisa

Após esta etapa lixei com lixa 50, e dei outra demão de massa com espátula lisa, lixei com lixa 80 depois lixa 100.
O próximo passo foi aplicar anelina vermalha com álcool, para dar contraste no próximo lixamento, facilitando, assim, a identificação de pequenos defeitos que ainda existiam.

Ferramentas usadas para lixar


Defeitos que apareceram depois de lixar a anelina

Este método é muito eficiente, quando pensamos que está bom, descrubimos muitas depressões existentes, ai retocamos somente estes lugares.
Este lixamento deve ser feito com tacão de lanterneiro ou lixador maior.
As bolina, o leme e as tampas diversas já estão no ponto de pintura, todos aparelhadas e lixadas com lixa 320, consegui um acabamento muito bom utilizando um pouco de massa de loiester, a que lanterneiro usa, por indicação do meu amigo João, um lanterneiro de alto nível, um artista.

Bolinas e leme esperando a pintura.

Andei trabalhando as ferragens, adquiri pedaços de chapa inox no ferro velho, e contei com a gentiliza de outro grande amigo, o Marquinho, que com sua CNC de plasma cortou as peças para mim, como podem ver a seguir.

Ferragens de inox cortadas em CNC


Restos do corte da CNC


Comprei um tarugo de nylon, de 50mm de diâmetro e levei para um torneiro fazer as roldanas que usarei no moitão e demais equipamento, uma economia muito grande diante do preço encontrado em lojas náuticas especializadas.

Roldanas de nylon torneadas em oficina